Terapia Ocupacional


O campo da Terapia Ocupacional, que se concentra em ajudar pessoas com desafios de inserção e participação na vida social devido a problemas físicos, sensoriais, mentais, psicológicos ou sociais. Quando crianças ou adolescentes enfrentam dificuldades nessas áreas de ocupação, como atividades diárias, educação, e participação social devido a problemas neurológicos ou transtornos, terapeutas ocupacionais usam métodos e abordagens para avaliar e tratar essas dificuldades, melhorando o desempenho e a participação.

A Integração Sensorial de Ayres é mencionada como um processo neurológico pelo qual o cérebro organiza e processa informações sensoriais do corpo e do ambiente, afetando o comportamento e as habilidades motoras, perceptivas e cognitivas. A capacidade de processar e integrar essas informações é fundamental para o desempenho nas atividades diárias. Quando ocorrem desafios nesse processamento sensorial, isso pode afetar a participação nas atividades cotidianas.

Em resumo, a Terapia de Integração Sensorial é uma parte importante da atuação dos Terapeutas Ocupacionais, pois foca em abordar as dificuldades de desempenho ocupacional relacionadas a disfunções na integração sensorial, reconhecendo que essas dificuldades sensoriais impactam a participação nas atividades do dia a dia.


  • Não gostam de cortar os cabelos ou unhas, se sujar com tinta nas mãos ou andar descalços e brincar na areia ou grama...;
  • Não percebem que estão sujos ou com roupas torcidas no corpo;
  • Tampam os ouvidos quando há barulhos;
  • Medo excessivo de altura e de brinquedos de parque;
  • Dificuldade em brincar de maneira típica, quebrando brinquedos facilmente;
  • Muita agitação motora;
  • Dificuldade em se vestir, arrumar mochila da escola, organizar o material na mesa da escola;
  • Crianças que parecem “desorganizadas” ou “estabanadas”;
  • Dificuldade em retornar ao trabalho;
  • Problemas de atenção e concentração, entre outros.

Psicologia


Os profissionais da psicologia que se concentram nas interações entre emoções, pensamentos, comportamentos e estados fisiológicos. Os atendimentos de Psicologia são baseados na Análise do Comportamento Aplicada, uma abordagem associada ao Behaviorismo Radical de Skinner, e podem ser realizados individualmente ou em pequenos grupos, adaptando-se às necessidades de cada pessoa.

Além disso, os Psicólogos Comportamentais desempenham um papel importante na integração de profissionais envolvidos em um caso, mantendo uma abordagem consistente e fornecendo orientação paralela à família e à escola. Isso promove uma comunicação eficaz e um tratamento coordenado.

A psicoterapia comportamental foca na identificação e modificação de comportamentos disfuncionais que causam sofrimento ou prejudicam a saúde, aspectos sociais, emocionais ou comportamentais. O objetivo é substituir esses comportamentos por padrões mais adequados. Esta abordagem é aplicada a crianças, adolescentes e adultos, abrangendo uma ampla faixa etária para ajudar as pessoas a lidar com desafios emocionais e comportamentais.


  • TEA (Transtorno do Espectro Autista);
  • TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade);
  • TOD (Transtorno Desafiador de Oposição);
  • TA (Transtorno de Aprendizagem);
  • TDC (Transtorno do desenvolvimento da coordenação), entre outros.

Fonoaudiologia


É a ciência que tem como objeto de estudo as funções biológicas e comportamentais envolvidas na comunicação humana. A terapia fonoaudiológica visa principalmente facilitar ou aprimorar a comunicação.

Contudo, não trata apenas do desenvolvimento da fala. Essa especialidade avalia as estruturas orofaciais (localizadas na face e na boca, como nariz, lábios e língua), a compreensão e decodificação dos sons e o desenvolvimento da linguagem (tanto oral quanto escrita). Atuamos nos princípios da Análise do Comportamento Aplicada, utilizando as técnicas de multigestos, bandagem terapia e laser terapia.


  • Apraxia da Fala, Afasias;
  • Alterações miofuncionais do Sistema estomatognático;
  • Dificuldades de Aprendizagem, Alteração de linguagem oral e escrita;
  • Processamento Auditivo Central;
  • Seletividade e dificuldade alimentar;
  • Síndrome de Down, X-Frágil e outras;
  • Transtorno do Espectro Autista, entre outros.

Psicopedagogia


É entender o processo que leva o ser humano a assimilar e construir o conhecimento. Ele trabalha com os processos de aprendizagem, assim como, as dificuldades e limitações inerentes, decifrando a origem da dificuldade apresentada, que pode ser social, física e mesmo emocional.


  • Dificuldades de Aprendizagem;
  • Famílias;
  • Síndrome de Down, X-Frágil;
  • Síndrome de Irlen;
  • Transtorno do Espectro Autista, entre outros.

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