Terapia Ocupacional
O campo da Terapia Ocupacional, que se concentra em ajudar pessoas com desafios de inserção e participação na vida social devido a problemas físicos, sensoriais, mentais, psicológicos ou sociais. Quando crianças ou adolescentes enfrentam dificuldades nessas áreas de ocupação, como atividades diárias, educação, e participação social devido a problemas neurológicos ou transtornos, terapeutas ocupacionais usam métodos e abordagens para avaliar e tratar essas dificuldades, melhorando o desempenho e a participação.
A Integração Sensorial de Ayres é mencionada como um processo neurológico pelo qual o cérebro organiza e processa informações sensoriais do corpo e do ambiente, afetando o comportamento e as habilidades motoras, perceptivas e cognitivas. A capacidade de processar e integrar essas informações é fundamental para o desempenho nas atividades diárias. Quando ocorrem desafios nesse processamento sensorial, isso pode afetar a participação nas atividades cotidianas.
Em resumo, a Terapia de Integração Sensorial é uma parte importante da atuação dos Terapeutas Ocupacionais, pois foca em abordar as dificuldades de desempenho ocupacional relacionadas a disfunções na integração sensorial, reconhecendo que essas dificuldades sensoriais impactam a participação nas atividades do dia a dia.
- Não gostam de cortar os cabelos ou unhas, se sujar com tinta nas mãos ou andar descalços e brincar na areia ou grama...;
- Não percebem que estão sujos ou com roupas torcidas no corpo;
- Tampam os ouvidos quando há barulhos;
- Medo excessivo de altura e de brinquedos de parque;
- Dificuldade em brincar de maneira típica, quebrando brinquedos facilmente;
- Muita agitação motora;
- Dificuldade em se vestir, arrumar mochila da escola, organizar o material na mesa da escola;
- Crianças que parecem “desorganizadas” ou “estabanadas”;
- Dificuldade em retornar ao trabalho;
- Problemas de atenção e concentração, entre outros.
Psicologia
Os profissionais da psicologia que se concentram nas interações entre emoções, pensamentos, comportamentos e estados fisiológicos. Os atendimentos de Psicologia são baseados na Análise do Comportamento Aplicada, uma abordagem associada ao Behaviorismo Radical de Skinner, e podem ser realizados individualmente ou em pequenos grupos, adaptando-se às necessidades de cada pessoa.
Além disso, os Psicólogos Comportamentais desempenham um papel importante na integração de profissionais envolvidos em um caso, mantendo uma abordagem consistente e fornecendo orientação paralela à família e à escola. Isso promove uma comunicação eficaz e um tratamento coordenado.
A psicoterapia comportamental foca na identificação e modificação de comportamentos disfuncionais que causam sofrimento ou prejudicam a saúde, aspectos sociais, emocionais ou comportamentais. O objetivo é substituir esses comportamentos por padrões mais adequados. Esta abordagem é aplicada a crianças, adolescentes e adultos, abrangendo uma ampla faixa etária para ajudar as pessoas a lidar com desafios emocionais e comportamentais.
- TEA (Transtorno do Espectro Autista);
- TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade);
- TOD (Transtorno Desafiador de Oposição);
- TA (Transtorno de Aprendizagem);
- TDC (Transtorno do desenvolvimento da coordenação), entre outros.
Fonoaudiologia
É a ciência que tem como objeto de estudo as funções biológicas e comportamentais envolvidas na comunicação humana. A terapia fonoaudiológica visa principalmente facilitar ou aprimorar a comunicação.
Contudo, não trata apenas do desenvolvimento da fala. Essa especialidade avalia as estruturas orofaciais (localizadas na face e na boca, como nariz, lábios e língua), a compreensão e decodificação dos sons e o desenvolvimento da linguagem (tanto oral quanto escrita). Atuamos nos princípios da Análise do Comportamento Aplicada, utilizando as técnicas de multigestos, bandagem terapia e laser terapia.
- Apraxia da Fala, Afasias;
- Alterações miofuncionais do Sistema estomatognático;
- Dificuldades de Aprendizagem, Alteração de linguagem oral e escrita;
- Processamento Auditivo Central;
- Seletividade e dificuldade alimentar;
- Síndrome de Down, X-Frágil e outras;
- Transtorno do Espectro Autista, entre outros.
Psicopedagogia
É entender o processo que leva o ser humano a assimilar e construir o conhecimento. Ele trabalha com os processos de aprendizagem, assim como, as dificuldades e limitações inerentes, decifrando a origem da dificuldade apresentada, que pode ser social, física e mesmo emocional.
- Dificuldades de Aprendizagem;
- Famílias;
- Síndrome de Down, X-Frágil;
- Síndrome de Irlen;
- Transtorno do Espectro Autista, entre outros.